O pessoal do SPAC neste dia 08 de maio vai promover a 2a Edição do Touch à Fantasia e é claro as meninas estarão presentes em todas as equipes.
Só pra todo mundo ficar com vontade de aparecer por lá, as meninas do SPAC enviaram estas fotinhas especiais da galera fantasiada durante a estréia do torneio!
A Equipe Rugby de Calcinha não estará presente mas garanto que todo mundo vai ficar em casa babando de vontade de ir!
Fique atentos ao Regulamento da Competição
2º SPAC TOUCH DAY
Data: 08/05/2010
Local: Campo de Rugby do SPAC Sto Amaro (Av. Robert Kennedy, nº 1448)
Inscrição das equipes: Deve ser completada, paga e entregue até o dia 06/05/2010.
Reunião dos representantes das equipes: às 11:30h do dia 08/05, no local do torneio. Todas as equipes inscritas deverão enviar um representante à reunião para que sejam apresentadas as regras do torneio e o código de ética dos jogadores.
Custo do torneio: R$30,00 por jogador inscrito. Este valor inclui o direito de jogar o torneio, água, frutas e terceiro tempo.
Equipes: 16 (dezesseis) vagas para equipes de, no máximo, 8 (oito) jogadores inscritos. Pelo menos 1 (um) membro da equipe deve estar apto a ser árbitro. As vagas serão preenchidas por “ordem de chegada”, sendo considerada devidamente inscrita a equipe que:
completar a ficha de inscrição (ANEXO 1) e a entregar à organização do torneio;
pagar integralmente a inscrição de todos os seus jogadores, até a data limite (06/05/2010).
Devido ao caráter festivo e social do torneio, as equipes devem permanecer fantasiadas durante todo o torneio, incluindo os jogos. A equipe toda deve entrar em campo fantasiada em suas partidas.
Torneio misto: Durante toda a partida, cada equipe deverá ter em campo 5 (cinco) jogadores, dentre os quais deverão estar presentes, no mínimo, 1 (um) jogador da categoria juvenil, 1 (um) jogador da categoria adulta e 1 (uma) jogadora da categoria feminina, obrigatoriamente.
Elegibilidade dos participantes: qualquer pessoa pode integrar uma equipe, sendo considerado:
Jogador da categoria juvenil: atletas do sexo masculino, até 19 anos completos na data do torneio.
Jogador da categoria adulta: atletas do sexo masculino, maiores de 19 anos.
Jogadora da categoria feminina: atletas do sexo feminino, de qualquer idade.
Sistema de pontuação: 3 (três) pontos no caso de vitória, 2 (dois) pontos para um empate, 1 (um) ponto para a derrota e -1 (menos um) para a equipe que não comparecer (W.O.).
O torneio acontecerá em sistema de grupos. Cada grupo será formado por 4 (quatro) equipes que jogarão entre si durante as 3 (três) primeiras rodadas. Ao final da terceira rodada, as 2 (duas) primeiras equipes de cada grupo avançam para as quartas de final. A partir das quartas de final, os jogos ocorrerão em sistema de “mata-mata”, com os vencedores de cada jogo avançando para a próxima fase até a definição da equipe campeã (ver TABELA DE JOGOS abaixo). As demais equipes serão classificadas a partir do total da pontuação obtida ao final da terceira rodada.
No sistema de grupos, o empate será computado (2 pontos). Se, ao final da terceira rodada, duas ou mais equipes do mesmo grupo obtiverem a mesma pontuação, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:
1. menor número de cartões vermelhos;
2. menor número de cartões amarelos;
3. confronto direto;
4. maior número de vitórias;
5. maior saldo de pontos (tries marcados, subtraídos os tries sofridos)
6. maior número de pontos a favor
7. sorteio.
No sistema de “mata-mata”, caso houver empate ao final do tempo regulamentar, será dado tempo extra. A primeira equipe a pontuar durante o tempo extra será declarada vencedora e a partida dar-se-á por encerrada.
Arbitragem: Todos os participantes do torneio deverão respeitar e acatar as decisões dos árbitros, tendo em mente que eles são voluntários e suas decisões são finais.
REGULAMENTO DO TORNEIO DE TOUCH
- Serão aplicadas as regras de Touch Rugby, baseadas na Federação Internacional de Touch (FIT). [versão simplificada abaixo]
- Uma equipe contém até 8 (oito) jogadores e todos deverão constar na ficha de inscrição entregue pela equipe à organização. Cada equipe não poderá ter mais do que 5 (cinco) jogadores em campo durante a partida.
- Nenhum(a) jogador(a) poderá jogar por mais de uma equipe.
- Cada jogo consistirá em 2 (dois) tempos de 5 (cinco) minutos, com um intervalo de 2 (dois) minutos. O tempo extra consistirá em 2 (dois) tempos de 3 (três) minutos, com 1 (um) minuto de intervalo. Se uma equipe não se apresentar no campo de jogo em até 2 (dois) minutos do horário marcado para o kick-off de sua partida, será considerado W.O. e a vitória será dada a outra equipe. No caso de nenhuma equipe comparecer para a partida, ambas serão penalizadas.
- Se um(a)jogador(a) for expulso(a) de uma partida, não poderá mais jogar o resto do torneio.
- Após o fim da terceira rodada, serão anunciadas as equipes classificadas para as finais e estas deverão acompanhar a tabela para saber os adversários e os respectivos campos de jogo. Cada equipe deverá jogar, no mínimo, 3 (três) partidas – exceto no caso de W.O.
- Todas as decisões dos árbitros serão definitivas.
- De acordo com o seu próprio entendimento, o árbitro da partida poderá aplicar qualquer regra que seja necessária para garantir a saúde e segurança dos jogadores envolvidos na partida (player safety rule).
- Todas as pessoas que não estiverem envolvidas na partida (jogando ou apitando) devem se manter fora da área de jogo.
- Não será permitido o uso durante a partida de óculos de sol, jóias ou qualquer material na vestimenta dos jogadores que seja pontiagudo ou cortante e/ou possa representar risco aos jogadores.
REGRAS SIMPLIFICADAS DE TOUCH RUGBY
- Pontuação: o try acontece quando um(a) jogador(a) apóia a bola sobre ou além da linha do try antes de ser tocado por um oponente. Um try valerá 1 ponto. A pessoa que fizer as vezes de half-scrum (“dummy half”) após um(a) companheiro(a) de equipe ter sido tocado(a) não poderá marcar o try.
- Substituições: as equipes poderão substituir seus jogadores a qualquer tempo. O jogador substituto não poderá entrar em campo até que o jogador substituído tenha deixado a área de jogo. As substituições deverão ocorrer na “área de substituição” de cada equipe.
- Posse de bola: a mudança da posse ocorre quando:
· a bola cair no chão;
· o(a) dummy half é tocado(a) enquanto tiver a posse da bola;
· o(a) dummy half apoiar a bola no in-goal;
· o 6º (sexto) touch ocorrer;
· o(a) jogador(a) em posse da bola pisar sobre ou além do limite do campo de jogo;
· o rollball é realizado de forma incorreta;
· o tap kick é realizado de forma incorreta.
Na mudança de posse de bola, o reinício é feito com um rollball.
- Passe: o(a) jogador(a) pode passar, arremessar, jogar ou entregar a bola com as mãos para qualquer jogador da equipe atacante que estiver em posição legal. A bola não poderá ser passada para frente em nenhuma circunstância. A bola também não poderá ser chutada, com a exceção das situações de início de jogo e penalidades.
- Tap kick (“tap”): O tap é cobrado colocando a bola no chão na marca, soltando-a das duas mãos, depois tocando a bola com o pé a uma distância que não ultrapasse 1 (um) metro e pegando-a novamente com as mãos do chão, sem cometer infração. Qualquer jogador(a) da equipe pode cobrar o tap.
- Penalidades: quando um(a) jogador(a)/equipe é penalizada, a equipe que não cometeu a infração reiniciará a jogada com um tap. O tap é cobrado na marca do árbitro e a equipe defensora deverá recuar 10 (dez) metros a partir desta, até que a bola seja tocada. A jogada recomeçará com um tap quando ocorrerem as seguintes infrações:
· passe para frente;
· o(a) jogador(a) é tocado e, mesmo assim, passar a bola;
· a bola for chutada em qualquer direção, com exceção do tap kick;
· o rollball for realizado antes que o touch tenha sido feito;
· defensores impedidos no rollball (5 metros);
· defensores impedidos no tap (10 metros);
· atraso deliberado do reinício da jogada;
· mais que 5 (cinco) atletas em campo;
· substituição realizada de forma incorreta;
· chamar um touch que não ocorreu;
· uso de mais do que a força mínima necessária para tocar o(a) oponente;
· má-conduta em campo.
- Rollball: é um meio de reiniciar a jogada. Jogadores devem realizar o rollball na marca (local onde sofreu o touch ou onde ocorreu a mudança de posse) de frente para a linha de try adversária e rolar a bola para trás, entre as suas pernas, a uma distância que não seja superior a 1 (um) metro. Jogadores devem cobrar o rollball imediatamente após o touch.
- Touch: Jogadores de ambas equipes podem tocar seus oponentes. O touch é um contato com qualquer parte do corpo da pessoa que detém a bola ou sua vestimenta, ou na própria bola. Somente o mínimo de força necessária deve ser usado. A equipe que detém a posse de bola tem direito a sofrer 6 (seis) touches. O(a) jogador(a) que for tocado não pode passar a bola.
- Dummy half: é a primeira pessoa a tirar a bola da situação de touch (rollball). Deixará de sê-lo quando efetuar o passe ou perder a posse da bola.
- Impedimento: após um jogador ser tocado, todos os defensores devem recuar 5 (cinco) metros a partir da marca. Os defensores não podem avançar até que o dummy half tenha tocado na bola.
- Lateral: se um(a) jogador(a) com a bola tocar ou pisar além da linha lateral ele(a) estará fora de jogo e ocorrerá mudança da posse de bola. A jogada recomeça com um rollball 5 (cinco) metros para dentro, perpendicularmente à linha lateral, do ponto onde o(a) jogador(a) saiu do campo. Se o touch ocorrer antes que o(a) jogador(a) saia, este será válido.
- Obstrução: Jogadores da equipe atacante não poderão impedir que os defensores tentem tocar o(a) jogador(a) que estiver portando a bola. Defensores não devem obstruir os atacantes ou interferir em seu apoio ao(à) portador(a) da bola.
- Campo de jogo: o campo mede 70(setenta) metros de comprimento por 50 (cinqüenta) metros de largura. O in-goal é a área além da linha do try e mede 5 (cinco) metros de comprimento por 50 (cinqüenta) de largura. As áreas de substituição medem 20 (vinte) metros e ficam situadas dos dois lados da linha de meio-campo.
- Composição da equipe: a equipe deve ter em campo no máximo 5(cinco) e no mínimo 4 (quatro) atletas para que seja dado início à partida, respeitando as proporções de atletas das categorias juvenil, adulta e feminina.
- Sorteio: a equipe que ganhar o sorteio recebe a posse de bola e tem o direito de escolher a direção do seu ataque durante o primeiro tempo. O árbitro da partida supervisionará o sorteio.
- Tempo extra e drop-off: quando necessário o desempate da partida, será dado tempo extra e 1 (um(a)) jogador(a) de cada equipe terá que sair de campo a cada 2 (dois) minuto até que restem em campo 3 (três) jogadores de cada equipe – 1 (uma) jogadora da categoria feminina, 1 (um) jogador da categoria adulta e 1 (um) jogador da categoria juvenil. A primeira equipe a pontuar vence a partida.
- Árbitro: é o único apto para julgar e decidir sobre os acontecimentos em campo e a aplicação das regras durante a partida. O árbitro pode impor qualquer sanção que considere necessária para controlar a partida. Todos os participantes – jogadores e auxiliares – estão sob controle do árbitro durante a partida.
- Jogo sujo não será tolerado: qualquer jogada que atente contra o fair play (sendo o árbitro o único a decidir sobre isso) resultará em punição ao infrator, que pode ser mandado para fora de campo por 2 (dois) minutos (cartão amarelo), ou expulso da partida (cartão vermelho), dependendo da gravidade da infração.
TABELA DE JOGOS
Jogo | Campo | Horário | Equipes |
1ª Rodada |
1 | 1 | 12:00 | A1 | x | A2 |
2 | 2 | 12:00 | B1 | x | B2 |
3 | 1 | 12:15 | C1 | x | C2 |
4 | 2 | 12:15 | D1 | x | D2 |
5 | 1 | 12:30 | A3 | x | A4 |
6 | 2 | 12:30 | B3 | x | B4 |
7 | 1 | 12:45 | C3 | x | C4 |
8 | 2 | 12:45 | D3 | x | D4 |
2ª Rodada |
9 | 1 | 13:00 | A1 | x | A3 |
10 | 2 | 13:00 | B1 | x | B3 |
11 | 1 | 13:15 | C1 | x | C3 |
12 | 2 | 13:15 | D1 | x | D3 |
13 | 1 | 13:30 | A2 | x | A4 |
14 | 2 | 13:30 | B2 | x | B4 |
15 | 1 | 13:45 | C2 | x | C4 |
16 | 2 | 13:45 | D2 | x | D4 |
3ª Rodada |
17 | 1 | 14:00 | A1 | x | A4 |
18 | 2 | 14:00 | B1 | x | B4 |
19 | 1 | 14:15 | C1 | x | C4 |
20 | 2 | 14:15 | D1 | x | D4 |
21 | 1 | 14:30 | A2 | x | A3 |
22 | 2 | 14:30 | B2 | x | B3 |
23 | 1 | 14:45 | C2 | x | C3 |
24 | 2 | 14:45 | D2 | x | D3 |
Quartas-de-final |
25 | 1 | 15:00 | 1º lugar Grupo A | x | 2º lugar Grupo B |
26 | 2 | 15:00 | 1º lugar Grupo B | x | 2º lugar Grupo A |
27 | 1 | 15:15 | 1º lugar Grupo C | x | 2º lugar Grupo D |
28 | 2 | 15:15 | 1º lugar Grupo D | x | 2º lugar Grupo C |
Semifinais |
29 | 1 | 15:45 | Vencedor Jogo 25 | x | Vencedor Jogo 27 |
30 | 2 | 15:45 | Vencedor Jogo 26 | x | Vencedor Jogo 27 |
Disputa de 3º e 4º lugar |
31 | 1 | 16:00 | Perdedor Jogo 29 | x | Perdedor Jogo 30 |
Final |
32 | 1 | 16:15 | Vencedor Jogo 29 | x | Vencedor Jogo 30 |
GRUPO A | GRUPO B | GRUPO C | GRUPO D |
A1 | B1 | C1 | D1 |
A2 | B2 | C2 | D2 |
A3 | B3 | C3 | D3 |
A4 | B4 | C4 | D4 |
Obrigada ao SPAC Feminino pelas informações e bom Touchhhhhhhhhhhhh a todos!