26 de jun. de 2012

Festa JULINA do Band

O clima de festa junina se extende até julho. Pelo menos no Bandeirantes Rugby Clube sim!!! Dia 17 de julho, no Band Arena (em frente ao hospital Dante Pazzanese), acontecerá a Festa Julina do time. Como toda boa festa da época, haverá brincadeiras, comidas e bebidas típicas e quadrilha. O melhor de tudo? Entrada gratuita!

Quem estiver em São Paulo, apareça e leve a família!

O Band é conhecido também pelas festinhas legais e sempre por fazer atividades fora de campo. Domingo fizeram um piquenique das categorias de base no Ibirapuera. Isso só ajuda a estreitar os laços entre os jogadores! O Band é uma grande família!


Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 
Continue lendo...

25 de jun. de 2012

"Cuidado e Compromisso - comigo e com o outro".


A Associação Hurra! em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo promoveu neste último domingo a 3ª edição do Festival Esportivo e de Convívio Hurra!, que uniu rugby, cidadania e ações preventivas que buscam a saúde bucal das crianças.


O local escolhido foi o único campo público de rugby do Brasil, a Arena Paulista, localizado no bairro Tatuapé da capital paulista. Ele foi pequeno para as quase 14 mil crianças que tiveram contato com a bola oval. Boa parte deles era de estudantes da rede CEU.

O Rugby de Calcinha sempre reforça a importância de crianças estarem em contato com o rugby pois o Brasil ainda não possui um número expressivo de futuros jogadores compondo as categorias de base. Sem contar que é sempre maravilhoso levar o esporte às comunidades mais carentes tendo em vista que o rugby é um desporto agregador, educador e cheio de valores para a vida fora do campo.

Logo, além de aprenderem a cuidar da saúde oral, também puderam aprender brincando o que é respeito, companheirismo e espírito de equipe. Tanto que esta terceira edição teve como título "Cuidado e Compromisso - comigo e com o outro".

O projeto Hurra! é, por enquanto, o único projeto de rugby com incentivo estadual. Além do apoio governamental, há dez novos parceiros que beneficiarão as edições do evento pela lei do Incentivo Fiscal. São elas Duratex, Eurofarma, Nestlé, Nextel, Nike, NS Inaladores, Riachuelo, Santher, TAM Jatos Executivos e Tilibra.

Foto de 2011, por ASCOM.


Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 
Continue lendo...

23 de jun. de 2012

As novatas que queremos ter






Andei pensando sobre de onde surgiram a maioria das jogadoras de rugby, da onde vem a força, o fôlego, a disciplina e cheguei a uma conclusão: de outros esportes. A maioria das boas (aproximadamente 95%) e dedicadas rugbistas vieram de modalidades diferentes, em especial o judô.



Cheguei a essa conclusão observando meu time, e acho que deve ocorrer em outros lugares (me corrijam se eu estiver errada!). Quando se há o costume de praticar um desporto, principalmente quando este é iniciado na infância, a/o praticante fica condicionado pro resto da vida ao esporte, até mesmo após anos sem prática, voltando ao pique com uma velocidade maior que os sedentários crônicos.



E quando se junta dois esportes ao mesmo tempo, a sede de melhorar a técnica dos dois parece aumentar. É o caso do meu time: as mais disciplinadas, esforçadas, praticam outro esporte há pelo menos um ano direto. Entraram algumas novatas judocas (campeãs estaduais e nacionais e tal...) e me espantei com a qualidade delas. Carambaaaaa... tackles perfeitos (melhores que os meus de "veterana" =P), passes ótimos para um primeiro treino, e o fôlego?????? NOSSAAA!!!!



Estou muito feliz com as novatas, vieram pra arrebentar! Temos muito a ensinar e aprender com os novos esportes que podem ser imersos em um plano único. E é a minha dica: chamem pro time de vocês desportistas! Elas podem salvar seus times.









(E puxando a sardinha pro nosso estado, o Piauí, pra "fobar" que a gente tem a melhor judoca do Brasil e a 4ª no mundo, e muitas outras que seguem na busca de maior destaque na lista. Uma delas está no nosso time! uhuhuhu! Adversárias, here we gooooo!!! hahahahaha =P)
Continue lendo...

21 de jun. de 2012

Considerações sobre o Super Sevens

Quem acompanha o Rugby de Calcinha no grupo do Facebook (mais de 800 usuários!), houve uma discussão lá sobre o Circuito Brasileiro de Rugby Sevens Feminino, o Super Sevens, que terá a primeira etapa de sua primeira edição agora, dia 30 de junho. Diversos aspectos foram abordados para que pudessemos analisar um pouco a esfera do rugby feminino nacional como um todo.

A proposta da CBRu é criar um campeonato todo voltado para nós, mulheres, com os seis melhores times do Brasil (escolhido pelos resultados do Campeonato Brasileiro de 7's, já contando as colocações de 2011) e alguns times convidados. Serão cinco etapas, uma por mês, tendo São José dos Campos, interior de São Paulo, como primeira arena de jogos.

O intuito do órgão máximo do rugby brasileiro é preparar e estimular as atletas da modalidade olímpica a se prepararem para os jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Para isso, arcará com parte dos gastos dos times que, ainda com caixa pequeno, muitas vezes não competem por não conseguirem custear as viagens.

Os times participantes serãoSPAC (SP), Niterói (RJ), Desterro (SC), Charrua (RS), São José (SP) e Bandeirantes (SP), todos da parte sudeste/sul do país. Os primeiros times convidados serão Pasteur (SP), Usp (SP), BH Rugby (MG) e Urutau (PR).

Voltando à discussão do grupo, foi questionado o principal que incomoda: e quem está fora do eixo sul/sudeste? E o rugby nordestino? E quem está na região norte do país? Como são definidas (após reunirem as colocações do sevens nacional) as equipes convidadas? A CBRu não deu maiores esclarecimentos sobre isso.

Muitos defenderam a posição do órgão em "excluir" a parte norte do país devido o grande custo que é deslocar times e comissão técnica para campeonatos. Nosso país continental exclui mesmo quem tenta ingressar a elite do rugby. Também apontam a desorganização dos times, que agem de forma amadora, sem filiação à CBRu.

O porém é: já existe um campeonato feminino organizado na região. O Circuito Feminino Nordestino de Rugby Sevens está na sua terceira edição, totalmente independente. Ou seja, há organização sim entre os estados. Ainda que a maioria dos times (inclusive masculinos) não sejam afiliados. Aliás, é óbvio que os times querem ser regularizados na federação. O problema está nos altos custos cobrados pela CBRu e na atual falta de diálogo entre organizações.

Por que não é do interesse da instituição aprimorar outros times fora da área já tão batida? Tudo bem, é compreensível a parte financeira, mas e a parte institucional? Por que não tentar ajudar já que é notória a vontade de crescer lá também? As meninas do nordeste e norte também querem ser da seleção, também querem competir e aprimorar a qualidade técnica em cada try, tackle e hand off nas jogadoras sudestinas e sulistas mais experientes. E também, se elas quiserem realmente crescer, que busquem maior diálogo e aproximação para regulamentação dos times. É insistindo, organizando, trabalhando para isso que talvez dê certo colocar representantes de outras regiões no Super Sevens.

"CBRU, olhai por nós!"

Mais informações sobre o Super Sevens, clique aqui.


Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 
Continue lendo...

18 de jun. de 2012

Casóóóório no rugby! \õ//

Fotos: g1.com
Claro que no rugby tem em seus princípios o amor pelo esporte e como não poderia faltar o AMOR DENTRO DO ESPORTE! kkkkk sim sim sim saiu uma matéria do pedido de casamento da Rosimari para o Fernando que interrompeu o treino do namorado em Estrela no Vale do Taquari para pedir o seu gatcheeeeeeeenho em casório! E se ele não aceitasse levava um tackle, kkkkk... Essa é das minhas! PARABÉNS ROSIMARI E FERNANDO!!!! Vamos ver a matéria, bast clicar no link: Globo.com RS.


 Fotos: g1.com
 Fotos: g1.com
 Fotos: g1.com
 Fotos: g1.com
Fotos: g1.com 

Bjokas meus amores!!!

Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 
Continue lendo...

Próximo encontro de Rugby XV Feminino é adiado

Por conta de imprevistos e incompatibilidade de agenda da comissão técnica, o próximo encontro de rugby XV feminino (que aconteceria no próximo domingo, dia 24) terá que ser adiado. A data da seguinte, 15 de julho, a princípio se mantém.

 Peço desculpas por qualquer inconveniente e agradeço pela compreensão de todas.

Atenciosamente,

Marjorie Enya
Departamento Feminino
Federação Paulista de Rugby


Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 
Continue lendo...

15 de jun. de 2012

III Etapa do Circuito Paulista de Rugby Feminino


A cidade de São José dos Campos recebe a terceira etapa do Circuito Paulista feminino nesse domingo, a partir das 9h no Teatrão, que no sábado, recebe São José e Rio Branco pelo Paulista A e mais dois jogos nas categorias de base.


O grande atrativo da etapa será o desempate entre SPAC e Bandeirantes. As equipes chegam empatadas com 44 pontos (o SPAC leva vantagem no saldo de tries) e somente uma sairá líder depois dessa rodada. O equilíbrio se estende às demais equipes. As anfitriãs, em terceiro lugar, encontraram um novo rival. As meninas do Rio Branco fizeram uma partida impecável, com direito a drop goal e tomaram o pódio da última etapa das joseenses, que ainda se mantem com 34 pontos, 6 a mais que o Rio Branco, que tem 28. Nessa posição, segue empatada com a USP e Pasteur.


As francesas, rebaixadas para a segunda divisão na etapa em que sediou, ganharam nova oportunidade para se superar, pois o Jacareí decidiu jogar novamente a segunda divisão, ao invés de disputar a elite.

Mais uma vez as categorias de base serão representadas por três equipes na etapa. Jacareí, São José e Tornados. A grande ausência é a equipe do Rugby para Todos, os Leões de Paraisópolis, que vem ganhando fãs a cada etapa, fazendo bonito contra seus adversários.


Destaque para a arbitragem, que terá um trio fluminense, com a presença do experiente Henrique Platais, além de Clayton Vaneli e Marcel Santos. Ambos atuarão no dia anterior também.




Grupos da Terceira etapa 


Primeira divisão: Bandeirantes, SPAC, Rio Branco, São José, USP e Pasteur*

Segunda divisão: SPAC B, Jacareí* e Tornados

Júnior: São José, Jacareí e Tornados

obs.: de acordo com o regulamento, o último colocado da etapa anterior (Pasteur) é rebaixado para a segunda divisão, enquanto que o vencedor da divisão inferior, desde que não seja um time de mesmo clube já disputando a primeira divisão (Jacareí). No entanto, segundo solicitado pelos dirigentes do time do interior paulista, a equipe deverá jogar novamente a segunda divisão.



Classificação:

1 - SPAC - 44 pontos

2 - Bandeirantes - 44 pontos

3 - São José - 34 pontos

4 - USP - 28 pontos

5 - Rio Branco - 28 pontos

6 - Pasteur - 28 pontos

7 - Tornados - 16 pontos

8 - Indaiá - 12 pontos

9 - Jacareí - 10 pontos

10 - SPAC B - 0 pontos*


* por ter representante na primeira divisão, o segundo time não pontua.

Data: 17/06/2012
Hora: 9h - 18h
Local: Teatrão - Rua Ricardo Edwards 95, Vila Industrial - São José dos Campos

Fonte: Portal do Rugby 


Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 
Continue lendo...

14 de jun. de 2012

Rugby na Virada 2012: dias 30 de junho e 1o de Julho


Nos dias 30 de Junho e 1o de Julho acontecerá mais uma vez a Virada Esportiva de São Paulo (https://www.facebook.com/events/361117473924126/), que vai para sua 6a Edição, promovida pela Prefeitura de São Paulo. E o Instituto Rugby Para Todos, numa parceria duradoura com a secretaria de Esportes do Município de São Paulo, vai para a 6a edição do evento “Rugby na Virada Esportiva”, que aconteceu pela primeira vez em 2007, no CE Edson Arantes do Nascimento. Desde 2009 o evento cresceu e passou a ser realizado no Parque Villa Lobos, com estrutura excelente para receber o Torneio de Beach Rugby e o Festival de Categorias de Base Rugby Para Todos.
No dia 30 de junho acontecerá o Torneio Beach Rugby na Virada. Times adultos, masculinos e femininos, jogarão durante todo o dia sobre a areia, na modalidade Beach Rugby.
 Já no domingo, dia 1o de Julho, é a vez da criançada, que terá a disposição um campo oficial e um outro com as medidas para as categorias Menores de 10 e Menores de 12 anos, ambos gramados, dentro do Parque Villa Lobos. Equipes com mini jogadores de 7 a 14 anos jogam num ambiente festivo, sem uma classificação final, mas sempre apresentando muita vontade e um ótimo nível técnico. Nas categorias Menores de 16 anos Masculina e Menores de 18 anos Feminina, os jogos são disputados dentro de um regulamento que prevê uma classificação final, para que se iniciem nas competições. Estes jogos serão disputados de acordo com o Regulamento do Circuito Paulista de Rugby de Categorias de Base 2012, do qual o evento Rugby na Virada faz parte, como 4a etapa.
 Clínica Viva o Rugby!
Profissionais qualificados do Instituto estarão em ambos os dias, das 10h as 16h, atendendo gratuitamente interessados em aprender um pouco sobre regras e fundamentos básicos do Rugby, que é, atualmente, uma das modalidades que mais crescem em todo o mundo, especialmente no Brasil, que sediará a volta deste esporte aos Jogos Olímpicos, em 2016. Não é preciso se inscrever previamente para a clínica. Basta comparecer ao local do evento e participar!
 Inscrições Gratuitas
As inscrições são gratuitas – como em todos os eventos do Instituto Rugby Para Todos – e os participantes receberão alimentação. O Parque Villa Lobos ainda é dotado de uma área de alimentação em sua entrada principal e outras lanchonetes dentro, onde os participantes poderão encontrar bebidas e comidas.
Para inscrever seu time no Torneio Beach Rugby na Virada, envie um email para rugbynavirada@gmail.com com a lista de jogadores(as) (nome e RG). As equipes interessadas serão orientadas a fazer um depósito de R$ 100, como uma taxa simbólica de compromisso, que será devolvida no dia do evento (cada equipe poderá optar em doar esta ou qualquer outra quantia para a Campanha Rugby Para Todos)
O Regulamento do Torneio Beach Rugby na Virada será enviado para os interessados que entrarem em contato via e-mail (rugbynavirada@gmail.com)
Para inscrever times no Festival de Categorias de Base, envie email com nome , RG e data de nascimento dos jogadores(as) em cada categoria para rugbynavirada@gmail.com (Categorias: M10, M12, M14 mistos, M16 masculino M18 Feminino)
Obs: o Regulamento do Festival será enviado para os interessados que entrarem em contato via e-mail (rugbynavirada@gmail.com).
 Em ambos os dias, teremos um posto de coleta de roupas, brinquedos e artigos esportivos (somente itens novos ou semi-novos) que são distribuidos aos nossos alunos ao final de cada semestre, através da Lojinha Rugby Para Todos, onde cada um tem a oportunidade de adquir “produtos” com os pontos acumulados no período, de acordo com presença e comportamento nas atividades do projeto.
Será uma grande satisfação rebecer você e sua equipe para mais essa celebração do esporte e do Rugby!
 Até lá!
Equipe Rugby Para Todos.



Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 
Continue lendo...

Meninas usam uniforme masculino para jogar rugby em Campo Grande

Por globoesporte.com
Campo Grande

Equipe feminina do Campo Grande Rugby Clube ainda está em processo de formação e busca maior experiência participando de torneios regionais



Uniforme largo favorece interceptação adversária, dizem atletas (Foto: Leandro Abreu)
Uniforme largo favorece interceptação adversária,
dizem atletas (Foto: Leandro Abreu)
No consultório, a fisioterapeuta Gabriela Saldanha não dispensa os cuidados com a beleza, como maquiagem e perfume. Mas quando ela veste o bracelete de capitã e entra em campo para defender o Campo Grande Rugby Clube, a delicadeza feminina fica no banco de reservas. E a jogadora nem se importa em usar o uniforme do time masculino nas partidas.
- Esse tecido é muito pesado. Claro que a gente gostaria de usar uma cor mais bonita, um tecido mais leve, mas é o que tem.
Gabriela comanda o time feminino de rugby do Campo Grande, criado há um ano e que conta com 10 atletas. A equipe participou este ano de um torneio com adversários da região Centro-Oeste e conquistou o quarto lugar. Mas o foco inicial, segundo a treinadora Lívia Silva Borges, não é a conquista de títulos, mas sim, ganhar experiência e formar o elenco.
- Vamos fazer mais um jogo nesse semestre e depois nós planejamos fomentar o time dentro do estado. No segundo semestre, pretendemos participar de um torneio nacional em São Paulo. Nossa expectativa para esse ano não é fazer resultados, nem ganhar campeonatos. Nosso plano é formar um time bom, ter bastante jogadoras e obter experiência, principalmente.
No rugby, vantagem física pode ser anulada com técnica adequada (Foto: Leandro Abreu)

No rugby, vantagem física pode ser anulada com
a técnica adequada (Foto: Leandro Abreu)
O ritmo de preparação para encarar os adversários é forte. Elas se reúnem pelo menos três vezes por semana para fazer treinamentos físicos e táticos. Embora o rugby seja um esporte de muito contato corporal e força bruta, a técnica correta pode anular a vantagem das atletas com porte físico avantajado sobre as franzinas.
- Como sou mais magrinha, tenho que fugir das prensadas entrando de ombros fechados nas jogadas. As prensadas são duras, por isso é preciso ter bastante técnica - diz a jogadora Ana Cristina Melo.
Fora das quatro linhas, a amizade prevalece entre as jogadoras do Campo Grande Rugby Clube (Foto: Leandro Abreu)Fora das quatro linhas, a amizade prevalece entre as jogadoras do Campo Grande (Foto: Leandro Abreu)



Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 
Continue lendo...

13 de jun. de 2012

Recife Rugby Club vence a Copa Brasil Central

Nesse último sábado aconteceu em Brasília a I Copa Brasil Central de Rugby Sevens Feminino.

Participaram as equipes do Recife RC, Goianos RC, Brasília Rugby, Campo Grande RC e Mutucas Gurupi. A equipe do Cuiabá não pode comparecer ao evento como divulgado.

Daniel (Mutuca), Bia (Brasília), Lays (Goianos), Gabriela (Campo Grande) e Renata (Recife)
A equipe do Recife Rugby Club, que foi convidada, venceu o torneio e ainda levou para casa o prêmio da melhor jogadora, que foi para Giliane Souza. Além disso, 4 das 5 maiores pontuadoras eram da equipe pernambucana.




Já no domingo todas as equipes participaram de uma oficina de XV comandada pelos treinadores Mirco Folli (Recife Rugby), Marco (Goianos), José Pestana, Cedric e Diego (Brasília) no campo da UNB.


Oficina de XV

Treinadores

FOTOS DO TORNEIO

Parabéns a organização e a todos que participaram desse belo evento.



Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 
Continue lendo...

7 de jun. de 2012

Pedido de casamento "atrapalha" treino de rugby no RS

Entrando já no clima do dia dos namorados, hoje vamos mostrar a história do casal


Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 
Continue lendo...

3 de jun. de 2012

Copa Brasil Central Rugby Sevens Feminino 2012



As meninas da região central do Brasil não estão brincando em serviço e no próximo final de semana acontecerá a COPA BRASIL CENTRAL RUGBY FEMININO 2012. A competição contará com a participação de seis times, dentre eles o time convidado Recife Rugby Clube (PE) da região Nordeste. A copa acontecerá no próximo sábado, 09.06, a partir das 09:00 horas no estádio Augustinho Lima, em Sobradinho/DF. E GERAL DO BRASÍLIA E REGIÃO estão convidados para verem essas meninas darem show e mostrarem a força do rugby da região central! PARABÉNS AS MENINAS DA REGIÃO CENTRAL pela realização da competição, contém sempre com o RDC que é espaço de todas que fazem algo pelo rugby feminino e abaixo tem a lista dos times que estarão presentes:

Brasília Rugby (DF)
Goianos Rugby Clube (GO)
Campo Grande Rugby Clube (MS)
Cuiabá Rugby (MT)
Mutuca Gurupi (TO)
Recife Rugby Clube (PE)

aaAAAaaAaaaAaaaAAAaAAAaAAAAaaaaaAAAaaaaa simmmmmmmmmmmmmm to super feliz, noooooossa gente a cada dia que passa mais e mais times e competições feminina estão nascendo e crescendo no Brasil! To chorando de emoção aquiiiiii  *_____*

#RUGBYFEMININOBRASIL   uhuuuuuu  \õ//

Bjokas a todooooos! uma excelente semana  ^-~


Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 
Continue lendo...
 

Rugby de Calcinha Copyright © 2009 Rugby de Calcinha