Muita raça na decisão do 1º Campeonato Brasileiro Universitário de Rugby Seven-a-Side, neste domingo (19/12), em São Paulo. Após a chuva de sábado, as equipes voltaram ao campo do XI / Band Arena debaixo de sol forte para a disputa do título nacional. Melhor para Politécnica (SP) e UCL (ES) que se consagraram campeãs brasileiras nas chaves masculina e feminina, respectivamente.
UCL (ES), USP (SP) e UFPE (PE) disputaram o título feminino. Com duas vitorias na primeira rodada, a ICL entrou em campo neste domingo precisando de uma vitoria contra as pernambucanas. A partida entre as duas equipes foi bastante travada e disputada até o apito final do árbitro.
O jogo ficou empatado até o último minuto quanto Thamara Rangel, 23 anos, recebeu a bola livre pelo lado esquerdo e disparou para marcar o único try da partida. Na sequância, Karina converteu o chute e a UCL comemorou o titulo com vitória por 7x0 diante UFPE. A USP ficou com a medalha de bronze.
"Eu treinava atletismo e as amigas, pela minha velocidade, me chamaram para treinar Rugby. Gostei muito do esporte pela dinamicidade e comecei a jogar. E estou muito feliz conseguido converter a bola que definiu o jogo", destacou Thamara.
Pela chave masculina, FTC (BA) Politecnica (USP) enfrentaram-se na final. Os baianos chegaram invictos à decisão e eram favoritos após vitória fácil contra a UFM (SP) por 30x00 na semifinal. Já a Politécnica precisou da prorrogação para marcar o try que os levou à final do Brasileiro após empate em 5x5 diante da USP São Francisco no tempo normal.
Na partida decisiva, a Politécnica pressionou o adversário desde o início e não deu espaço para a velocidade dos atletas baianos. Jogando sempre no campo de ataque, os paulistas marcaram 15x00 ainda na etapa inicial e levantaram a taça de campeões brasileiros universitários de rugby seven.
A medalha de bronze da chave masculina ficou com a USP São Francisco que bateu a FMU por 29x00. Destaque para o técnico Valter Sugarava, o Japinha, que garantiu o bronze com a equipe feminina da USP e a medalha de ouro com o time masculino da Politécnica.
CBDU e CBRu comemoraram os resultados do Brasileiro Universitário de Rugby Seven dentro e fora de campo, mostrando o interesse e a participação do público jovem pela modalidade. "Nos surpreendemos e com certeza este será apenas o primeiro de muitos torneios. Vamos trabalhar juntos com a CBRu, as equipes e as Instituições de Ensino Superior para trazer o Mundial Universitário da categoria para o Brasil." destacou Marcelo Falcão, coordenador do torneio e diretor jurídico da CBDU.
O Campeonato Brasileiro Universitário de Rugby Seven reuniu 156 atlets de seis estados: Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo.
Clique e faça download do Boletim Final do torneio.
Confira Classificação Final do Brasileiro Universitário de Rugby Seven 2010:
Chave Feminina
1. UCL (ES)
2. UFPE (PE)
3. USP (SP)
Chave Masculina
1. Politécnica (SP)
2. FTC (BA)
3. USP São Francisco (SP)
4. FMU (SP)
5. FEA (SP)
6. LEP Mackenzie (SP)
7. UFLA (MG)
8. PUC (SP)
9. UFSC (SC)
10. FMU Direito (SP)
Fonte: Pollyanna Pádua
www.cbdu.org.br