A atleta do Band, que já vestiu a camisa da seleção em grandes competições, falou ao Rugby Spirit sobre sua carreira, suas percepções e os valores que ela vê no Rugby. Confira abaixo!
RS: Quais fatores foram fundamentais na conquista dos resultados na Europa, na sua opinião?
Juliana: Construir um padrão mais sólido de jogo, adaptar técnicas de lutas ao Rugby, e mais agressividade no contato.
RS: A temperatura local de Roma e Amsterdã interferiu, de algum forma, durante as competições?
Juliana: Por estarmos no verão europeu, a temperatura não foi tão diferente da que passamos aqui.
RS: Quando você começou a jogar Rugby?
Juliana: Minha vida no esporte competitivo começou em 1995, quando tinha 11 anos. A professora de Educação Física abriu uma seletiva para o time de vôlei da escola. A princípio, não tinha muita noção do que seria e não me interessei, mas minha mãe me inspirou. Disse que seria muito bom pra mim. Então fui e desde então me apaixonei pelo esporte. Em Agosto de 2009, fui a um barzinho onde encontrei uma amiga que recentemente havia entrado para o Rugby. Por insistência dela, e um pouco de curiosidade minha, conhecei a treinar Rugby no Bandeirantes.
RS: Cite um grande momento de sua carreira no Rugby!
Juliana: Um grande momento que atualmente sempre recordo foi em Roma, após a vitória contra Alemanha. Não sei de onde surgiu do som do estádio o hino brasileiro. Ficamos em fila todas abraçadas e emocionadas, cantando em voz alta e com muito orgulho de estar representando nosso país!
RS: Você acredita que um maior aparecimento do Rugby na mídia pode ajudar em seu crescimento e desenvolvimento?
Juliana: Com certeza! A mídia ajuda a divulgar o esporte que ainda é pouco conhecido no Brasil. A divulgação além de atrair mais patrocinadores, traz mais atletas e interessados para os clubes.
RS: Quais valores, nutridos e respeitados dentro do Rugby, devem ser passados às categorias de base, na sua opinião?
Juliana: Amizade, respeito aos membros do time e principalmente aos membros do time adversário. Além, de dedicação e disciplina.
RS: Você conhece Rugby League?
Juliana: Conheço por vídeos.
RS: Você pratica algum outro esporte, seja para competir ou lazer?
Juliana: Sim. Pratico também boxe, e, nos finais de semana livre, ando de patins in line em pista. Em feriados, ando de caiaque. Adoro fazer esporte, exceto com cavalo.
RS: Quais são seus objetivos para curto e médio prazo?
Juliana: Atualmente, meus objetivos são: Melhorar o nível do meu clube nos Campeonatos, jogar muitos jogos internacionais com a Seleção e chegar cada vez mais ao nível de Seleções da Europa, Estados Unidos e Austrália. E ajudar com que o Rugby no Brasil evolua como um todo.
Nome: Juliana Esteves dos Santos
Apelido: Ju
Posição: Pilar
Clube: Bandeirantes Rugby Clube
Por Rodrigo Figliolini do Rugby Spirit
Obrigada Rodrigo por mais um entrevista. :)