Mais que o sol, elas iluminaram a tarde de domingo (26). Quatro equipes femininas de rugby sevens disputaram o 1º Torneio das Pelicanas, sediado e vencido pelo Rio Branco. Todos os jogos aconteceram no campo da EE Alexandre Von Humboldt, na Lapa (zona oeste de São Paulo).
Além das belas e fortes meninas, tivemos também uma partida de rugby masculino juvenil, entre Rio Branco e LEP Mackenzie. Melhor para o Mack, que marcou 21 a 12. Entretanto quem saiu vencendo, ao fim do dia, foi a modalidade, com o primeiro evento organizado pelas mulheres do clube.
Junto com a sediante, participaram Tornados de Indaiatuba, FFLCH/USP e Cásper Líbero. O Rio Branco está se preparando para o Circuito Paulista Feminino de Sevens - que deve contar com oito etapas. A competição tem seu início previsto para o fim de março. Há também a expectativa para as duas clínicas de rugby XV ainda neste primeiro semestre.
Casper |
Tornados |
FFLCH |
Rio Branco |
* Detalhes do Torneio
O Torneio das Pelicanas movimentou um considerável público no Humboldt. Cada time com sua história e suas torcidas. O Rio Branco com as garotas mostrando sua força não só em campo, mas também na organização de eventos. O Tornados vindo de Indaiatuba, cidade interiorana, onde a modalidade cresce graças à inclusão do esporte na programação dos Jogos Regionais e Abertos do Interior.
E, sem brilhar menos, duas equipes de faculdades. A FFLCH (Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP, buscando surpreender, e a Cásper Líbero, tradicional faculdade de comunicação social, fortalecendo sua equipe para as competições universitárias - e com uma torcida bem animada.
O regulamento era bem simples: todas contra todas e, quem fizesse mais pontos, levava o título. Nas partidas, dois pontos para a vencedora, um para cada equipe que empatar e a perdedora saía de mãos abanando.
* Jogos: Rio Branco e Tornados fizeram um confronto emocionante
A abertura foi entre Tornados e FFLCH. A boa equipe do interior mostrou qualidade, e teve maior posse de bola. Logo na primeira metade, dois tries com boas conversões, e vantagem de 14 a 0. No segundo tempo, as uspianas fortaleceram a marcação, mas sofreram mais um try. 21 a 0 para o aguerrido time indaiatubano.
Em seguida, entrou o Rio Branco. Um time forte, basicamente de forwards, mas que contava com a velocidade da capitã Tati Santana. Na estreia, contra a Cásper Líbero, tranquila vitória por 56 a 0 - sendo que, no intervalo, já carregava 35 pontos de vantagem.
A terceira partida envolveu as duas equipes universitárias. Com a esperta Renata Castanho, a FFLCH dominou o jogo, ainda que a Cásper buscasse território. Na primeira etapa, três tries uspianos praticamente definaram o placar, fechado em 22 a 0.
Agora, o jogo mais esperado, que definiria o título. Rio Branco e Tornados fizeram uma emocionante partida. Indaiatuba mostrou atrevimento, e atacou as mandantes, rondando a zona dos 22 metros. Porém, num contra-ataque, Tati esbanjou velocidade e abriu a contagem para o Rio Branco.
Só que as interioranas não estavam para brincadeira. Lideradas pela camisa 7, Fabiana Souza, mantiveram a postura ofensiva e chegaram ao empate em sete pontos antes do descanso.
No segundo tempo, a postura se inverteu. O Rio Branco passou a atacar mais, rondando a zona de finalização e encontrando uma forte marcação visitante. Insistindo muito, a equipe paulistana conseguiu dois tries - um nos primeiros minutos e outro no lance final, novamente com Tati. 17 a 7 em placar muito comemorado.
Sem tempo para descanso, e mexendo na escalação, o Rio Branco voltou para enfrentar a boa FFLCH. Controlando o jogo em todos os minutos, marcou seguros 34 a 0, confirmando a conquista do título. Resultado para festejar, começando a temporada 2012 com o pé direito.
Fechando a disputa feminina, o Tornados entrou para ratificar a prata contra a Cásper, da capitã Larissa Menom. Já cansadas, as universitárias não puderam fazer muito contra as laranjas, perdendo de 55 a 0. O vice foi muito celebrado pelas indaiatubanas, valorizando a competição.
* No masculino, juvenis da LEP Mackenzie dominam partida
Agora, a vez dos rapazes. Pela quantidade de jogadores, os juvenis do Rio Branco e do LEP Mackenzie optaram por fazer uma partida de ten-a-side, em três tempos de 20 minutos. E, mostrando que a esportividade é o mais importante do rugby, atletas bem acima da idade puderam jogar.
Na primeira etapa, a partida seguiu equilibrada, até que um try do Mackenzie inaugurou o placar. No segundo tempo, mais dois tries com boas conversões abriram 21 pontos na contagem.
Mostrando que, no rugby, deve-se lutar mesmo com o resultado bem adverso, o Rio Branco conseguiu pontuar, reduzindo a diferença para 14. Na terceira etapa, o Rio Branco atuou melhor, mas não foi suficiente para evitar a vitória do bom time mackenzista: 21 a 12.
* Terceiro tempo e premiação
Como não podia deixar de ser, muito respeito entre as equipes e um 'terceiro tempo' marcado por alegria e confraternização. Movidas pelo refrão "Rugby é isso/Isso é rugby", as atletas beberam, comeram, se divertiram e trocaram ideias.
A noite já caía em São Paulo, mas as fortes meninas não deixaram de brilhar. Foi feita uma cerimônia de premiação, comandada pelo diretor do Rio Branco, o sr. Cláudio Buso. As quatro equipes femininas e as duas masculinas levaram um pequeno troféu. Lembranças foram dadas para cada atleta dos times de mulheres, fechando um belo torneio.
* Vejam os resultados do 1º Torneio das Pelicanas de Rugby Sevens Feminino
Rodada 01
FFLCH 0-21 Tornados de Indaiatuba
Cásper Líbero 0-56 Rio Branco
Rodada 02
FFLCH 22-0 Cásper Líbero
Tornados de Indaiatuba 7-17 Rio Branco
Rodada 03
FFLCH 0-34 Rio Branco
Tornados de Indaiatuba 55-0 Cásper Líbero
Classificação final:
1º - Rio Branco - 6 pontos
2º - Tornados de Indaiatuba - 4 pontos
3º - FFLCH - 2 pontos
4º - Cásper Líbero - 0 pontos
Juvenil Masculino (10-a-side)
Rio Branco 12-21 LEP Mackenzie
Fotos:Preparação para o Torneio
FFLCH x Tornados
Cásper Líbero x Rio Branco
FFLCH x Cásper
Rio Branco x Tornados
Rio Branco x FFLCH
Tornados x Cásper
Rio Branco x LEP Mack
3º tempo!
Premiação
Obrigada ao Ricardo Silva pelo texto e pelas fotos. Parabéns pela organização e pela demonstração de carinho que você tem pelo nosso esporte. Adoramos o seu apoio!!! :)
O Ricardo é fotógrafo e quem quiser entrar em contato com ele é só mandar um e-mail para o rlbsilva1979@uol.com.br.
Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha