10 de abr. de 2012

Temporada 2012/2013 da seleção feminina: renovação!


O treino da seleção brasileira feminina no próximo final de semana dará início às preparações oficiais para a temporada 2012/2013 e já contará com a participação das novas jogadoras recém-convocadas após a seletiva realizada algumas semanas atrás. Mais do que novidades e destaques individuais, as “novatas” da seleção integram um projeto maior de renovação do grupo de alto rendimento e já sinalizam um indicativo de novas tendências para o desenvolvimento do rugby nos clubes de onde vieram.

Entrar para o grupo de alto rendimento não é e nem pode ser considerado um fim em si: ser aprovado em uma seletiva nacional certamente abre espaço para conquistas e para um desenvolvimento vertiginoso no esporte (individual e coletivamente), mas é só uma das etapas daquilo que deve ser (e vem sendo) um trabalho focado em comprometimento e dedicação sempre ao máximo. Esse trabalho trouxe resultados expressivos para o rugby feminino nacional (coroados pela conquista do octacampeonato sul-americano no Rio de Janeiro em março deste ano), que vem sendo demonstrados desde bem antes de as nossas atletas contarem com o crescente apoio oriundo de patrocínio e convênios firmados pela CBRu. Obviamente o cenário ainda está longe do ideal: o caráter amador do esporte ainda abre espaço para essa situação em que nossas atletas da seleção se dispõem a viver PARA o rugby – mesmo que ainda não possam viver DO rugby. Os resultados colhidos certamente condecoram o esforço e dedicação desse grupo: e cabe ao projeto de renovação garantir a manutenção e seguimento desse legado construído com tanto esforço até agora.

A renovação não se restringe ao alto rendimento. Temos visto um trabalho crescente por parte dos clubes para consolidar grupos juvenis femininos – de importância inquestionável para a continuidade do plantel de qualquer clube e, por que não dizer?, para o rugby feminino no geral – mas, como isso merece um post exclusivo, me atenho à importância que essas atletas recém-convocadas terão para o crescimento dos clubes de onde vieram.

Conversando com recém-convocada atleta Luiza Campos (foto à esquerda), do tradicional clube Charrua do Rio Grande do Sul, foi possível identificar alguns traços alinhados ao perfil de jogadora que se pretende ter no grupo de alto rendimento hoje; e ter perspectivas otimistas quanto ao que essas jogadoras podem ajudar seus respectivos clubes a alcançar.

Como a maioria de nós, ela começou no rugby por hobby e no início duvidou que poderia ter um futuro mais ambicioso nesse esporte; o estigma de esporte “para-pessoas-fortes-e-grandes” ainda parece persistir. Luiza disse “sempre sonhei em entrar na seleção e jogar pelo meu país, mas no inicio eu achava que meu tipo físico e não ia me levar pra frente. Acabei me apaixonando pelo meu hobby e fazendo dele quase a minha rotina, comecei a ir à academia todos os dias com um amigo que faz educação física que me orientou nos treinos físicos... além claro das gurias do Charrua, que sempre me ajudaram e incentivaram nos treinos”. Quando questionada sobre a pressão inevitável que é fazer parte da seleção, já demonstrou entender que essa primeira convocação é apenas o início: “eu acho que cobranças são boas, depois de ter sido chamada pro treino botei na minha cabeça que agora é só o começo, tenho que treinar muito mais e me alimentar bem melhor pra poder render mais e mostrar que não estou lá para brincar”.

A oportunidade não se restringe ao seu desenvolvimento individual; o próprio Charrua já sente a diferença de ter integradas na equipe atletas do alto rendimento, como é o caso da Lucia Beatriz, hoje treinadora da equipe feminina. “A treinadora do feminino é a Lucia, que jogava na seleção; quando ela tava lá sempre voltava dos treinos com algo novo pra nós, seja exercícios ou tipos de defesa e ataque e agora é a minha vez de fazer isso, absorver conhecimentos pra poder repassar para minha equipe, afinal, queremos que todo mundo evolua”, confirmou Luiza.

Se a páscoa traz inspirações de renovação por seu significado simbólico, então esta semana é certamente a ocasião perfeita para que se iniciem os preparativos para a temporada 2012/2013 da nossa seleção. E, tomando por base o que já foi conquistado este ano e o ânimo das novas atletas recém-convocadas, o começo não poderia ser melhor.

Lista completa das jogadoras convocadas para o treino do próximo final de semana:
Angélica Pereira Gevaerd - SPAC
Ayna dos Santos Christovam - SPAC
Barbara Rodrigues Santiago - NITEROI RFC
Beatriz Pereira da Silva - DESTERRO RC
Beatriz Futuro Mühlbauer - NITEROI RFC
Bruna Pamela Lotufo - BANDEIRANTES RC
Carla Barbosa - SÃO JOSÉ RC
Edna Santini - SÃO JOSÉ RC
Isadora Perna - SÃO JOSÉ RC
Gabriela de Pellegrini - CURITIBA RC
Gabriela Pioli - SPAC
Julia Albino Sardá - DESTERRO RC
Juliana Esteves Santos - BANDEIRANTES RC
Letícia Nogueira Medeiros - JACAREI RC
Luíza Campos – CHARRUA RC
Maira Bravo Behrendt - SPAC
Maira Magdaleno da Ros - DESTERRO RC
Maria Gabriela Ávila - SPAC
Mariana Barbosa Ramalho - SPAC
Nívea Barbosa Ferreira - BANDEIRANTES RC
Olivia Coelho – INDAIATUBA RC
Paula Harumi Ishibashi - SPAC
Raquel Cristina Kochhann - SERRA RC
Shaiane Aguiar - DESTERRO RC
Schwarleny Schwambach - BANDEIRANTES RC
Tatiana Santana - RIO BRANCO RC
Maria Mikaela Pitta Oliveira - DESTERRO RC
Vanessa das Chagas - DESTERRO RC
Vanessa Gardelim - SÃO JOSÉ RC



Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos

 

Rugby de Calcinha Copyright © 2009 Rugby de Calcinha