13 de jun. de 2009

Relação treinador x atleta

Treinar um time de qualquer que seja a modalidade ou categoria é sempre um desafio para os treinadores (falo isso por experiência própria -.-').

Um time é como uma família, ou um tripé: você precisa basicamente de RESPEITO, DEDICAÇÃO e AMOR PELO QUE FAZ (na minha visão)!

E o “RESPEITO” que eu falo não é somente aquele da relação entre os jogadores, mas o principal entre Treinador (a) e seus atletas. É simples de se notar quando um time está em boa fase, a pessoa que leva a glória é o técnico ou treinador; e quando o time está em péssima fase a culpa também é dele! É ou não verdade?!?

Assistindo a jogos você percebe o quanto o treinador é importante, pois apesar de não entrar em campo, é ele o responsável pelo posicionamento, táticas, jogadas, entrosamento, e principalmente pela seleção dos jogadores titulares, e os reservas que são necessários para melhorar a tática de jogo do time.

O Técnico ou treinador é a chave da porta! Os jogadores devem ter e por em prática o respeito por seus treinadores, pois o jogo se inicia antes de entrar em campo para uma partida, começa ali nos treinos, nos vestiários e continua... nos 3ºs tempos!

Você que joga rugby ou qualquer outro desporto coletivo deve, mesmo se não gostar, demonstrar respeito pelas decisões do seu treinador. Se não concordar nada mais respeitoso que chegar nele e dizer somente a ele: professor, eu não estou concordando com isso e lerêrê... Afinal, não há demonstração mais ridícula de falta de respeito do que o treinador falar e demonstrar os exercícios, que estão ali pra AJUDAR a você e ao time a crescerem, e os jogadores ficarem brincando, conversando ou tirando piadinhas com uma pessoa que naquele momento é seu superior, seu mestre, seu professor, que tem o papel de orientar para a evolução e não o atraso do time.

A falta de respeito com os treinadores é comum nos times amadores, porém não é extinta nos times profissionais, ou em times nos quais o treinador é mais novo, amigo ou uma mulher. Falo isso, pois mesmo um time feminino de qualquer que seja o desporto, uma treinadora não detém o mesmo respeito que teria um treinador com o time; triste realidade, mas o que se tem a fazer é você, treinador, ao iniciar suas atividades, não somente utilizar as aulas e exercícios de prática. Utilize aulas teóricas, brincadeiras que façam com que haja uma interação entre você e os atletas, por que não utilizar de yoga? A criatividade, capacidade de entenimento, demonstração de caráter, saber separar amizade de treino (amizade no sentido de puxar assunto e esquecer que tem um treino a ser ministrado ;p), e outras coisinhas que fazem o time ter ou não respeito e confiança em seu treinador, fazem total diferença entre um ruim, regular, bom, excelente e espetacular treinador.

E aos atletas que estão lendo este post uma dica: mesmo que seja uma pessoa que você não goste muito e o santo não bate, você demonstrando respeito nos treinos você terá respeito... Então resumindo “saber separar treino de brincadeira faz toda a diferença! E o RESPEITO é o que decide se a convivência anda ou não em qualquer lugar”.^-~

Hehe falei um cadim NÉ?!? ;P

Bjokas a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Rugby de Calcinha Copyright © 2009 Rugby de Calcinha