9 de mai. de 2012

CBRu lança o Super Sevens - Circuito Brasileiro de Rugby Sevens Feminino

Iniciativa visa divulgar a modalidade olímpica e auxiliar o fortalecimento das equipes femininas

Aproveitando o sucesso da seleção brasileira feminina em torneios internacionais, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) lançou oficialmente o Circuito Brasileiro de Rugby Sevens Feminino, denominado "Super Sevens". O objetivo é divulgar a modalidade olímpica, aumentar o número de praticantes do sexo feminino e fortalecer o crescimento das equipes nacionais, incentivando o intercâmbio com times de outros Estados e enriquecendo o sistema de jogo das atletas.

"O rugby feminino vem crescendo no mundo e ficamos honrados da modalidade ter sido muito bem aceita pelas atletas brasileiras. Hoje temos uma seleção nacional que foi oito vezes campeã sul-americana de forma consecutiva e é a única representante regional em etapas do Circuito Mundial, competição que conta com a presença das melhores equipes do mundo. Podemos evoluir e alcançar resultados ainda melhores. Para tanto, vamos premiar os clubes femininos com uma competição nacional de alto nível. Quanto mais jogarem entre si, mais fortes se tornarão", comenta Sami Arap Sobrinho, presidente da CBRu.

Em 2012, o Super Sevens será realizado em cinco etapas mensais. Cada etapa será sediada por uma equipe com apoio e supervisão da federação estadual. Participarão da competição as seis primeiras colocadas no Brasil Sevens 2011 (Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens), além de outras quatro equipes convidadas de comum acordo entre a CBRu e a federação estadual local. Quanto mais recursos, incentivos e patrocínios a CBRu obtiver, maior, melhor e mais forte se tornará o Super Sevens.

O Super Sevens será disputado inicialmente pelas equipes pré-classificadas do SPAC (SP), Niterói (RJ), Desterro (SC), Charrua (RS), São José (SP) e Bandeirantes (SP). Cada equipe poderá inscrever até 10 atletas em cada etapa. O calendário será:

São José dos Campos (SP) - 30 de Junho e 1º de Julho
Organizador: São José Rugby Clube - Federação Paulista de Rugby

Porto Alegre (RS) - 28 e 29 de Julho de 2012
Organizador: Charrua Rugby Clube - Federação Gaúcha de Rugby

Niterói (RJ) - 18 e 19 de Agosto de 2012
Organizador: Niterói Rugby Football Clube - Federação Fluminense de Rugby

Florianópolis (SC) - 22 e 23 de Setembro de 2012
Organizador: Desterro Rugby - Federação Catarinense de Rugby

São Paulo (SP) - 20 e 21 de Outubro de 2012
Organizador: São Paulo Athletic Club (SPAC) - Federação Paulista de Rugby

Formato da disputa - As equipes serão divididas em dois grupos, observada a seguinte ordem de classificação:

Grupo A: 1, 4, 6, 7, 10
Grupo B: 2, 3, 5, 8, 9

Para montagem dos grupos foi considerada a ordem de classificação final dos participantes no Brasil Sevens 2011. A partir da segunda etapa, será considerada a ordem de classificação final da etapa anterior para montagem de tabela. A CBRu e a federação estadual local também indicarão, em conjunto, após análise técnica considerando o histórico das equipes, em qual posição cada uma das convidadas deverá entrar na tabela, de 7ª a 10ª colocadas. Na ausência de equipes locais, equipes de outros estados poderão ser convidadas a participar de uma ou mais etapas do Super Sevens.

Na fase de classificação todas as equipes jogam entre si dentro dos grupos. As duas equipes melhores colocadas de cada grupo fazem as semifinais da Taça de Ouro. As equipes colocadas em 3º e 4º de cada grupo fazem as semifinais da Taça de Prata. As últimas colocadas de cada grupo fazem a final da Taça de Bronze.

Todos os jogos serão disputados em dois tempos de sete minutos com dois minutos de intervalo, com exceção da final da Taça de Ouro, que terá dois tempos de 10 minutos com três minutos de intervalo.

Durante a fase de grupos, as partidas terão as seguintes pontuações: vitória - 2 pontos; empate - 1 ponto; derrota - 0 ponto. A classificação geral do Super Sevens será determinada de acordo com a pontuação somada ao longo das cinco etapas, respeitando a seguinte ordem:

1º colocado - 20 pontos
2º colocado - 15 pontos
3º colocado - 12 pontos
4º colocado - 10 pontos
5º colocado - 8 pontos
6º colocado - 6 pontos
7º colocado - 4 pontos
8º colocado - 3 pontos
9º colocado - 2 pontos
10º colocado - 1 ponto

As equipes convidadas para participar em uma ou mais etapas não competirão na classificação geral do Super Sevens.

Mais informações no site: http://www.brasilrugby.com.br/

Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 

Um comentário:

  1. Eu não sei se gostei ou se lamentei ao terminar de ler a materia do super sevens. Pois vejo que ato esse da Confederação de rugby apenas beneficiou times do Sul e Sudeste do País, ficando apenas aos demais uma participação como convidado sem direito a pontuação. E pelo que entendi é um campeonato visando expandir o rugby em divulgações e atrair pessoas ao convivio deste esporte, em especial o sexo feminino. Posso até está escrevendo sei lá uma besteira aqui, por ter ou não entendido o que li, mas vejo que esse circuito não é nem um pouco democrático.

    ResponderExcluir

 

Rugby de Calcinha Copyright © 2009 Rugby de Calcinha