23 de mai. de 2012

I Clínica FPR de Rugby XV Feminino

I Clínica XV Feminino 2012

No último domingo (20/05) foi realizada em São Bernardo do Campo a I Clínica de Rugby XV Feminino 2012, realizada pelo departamento feminino da Federação Paulista de Rugby sob organização do Templários Rugby Clube. O evento contou ainda com o apoio do Pasteur, do SPAC e da CBRu.

Envolvendo meninas com todos os níveis de experiência, a Clínica reuniu cerca de 60 jogadoras, do interior, da capital e até mesmo de fora do estado. A programação do dia dividiu-se entre sessões práticas e teóricas, focadas em aspectos primordiais iniciais que se apresentaram como um primeiro contato aprofundado com uma parte pontual do rugby de XV, e não como um panorama geral e superficial. A proposta é que este tenha sido o primeiro de uma série de 4 encontros que ocorrerão até agosto, e que poderão então apresentar progressivamente os aspectos pertinentes ao rugby de XV dentro da categoria feminino, que ainda não pratica largamente a modalidade no país. O foco desde primeiro encontro centrou-se nos tipos de saída de jogo e posicionamento inicial dentro de campo, além de outras formas de organização similares àquelas do rugby sevens.

A comissão técnica foi formada por Maurício Migliano, Flávio Santos (ambos former coaches da Seleção Brasileira de Rugby Feminino), Youssef Driss, coach do SPAC Feminino, e Fernando Foresti, coach do Pasteur Feminino. Após uma breve exposição teórica coordenada por Flávio Santos, as meninas foram divididas entre Forwards e jogadoras de linha para treinar formações específicas, chute e recepção de saída e algumas sequências dinâmicas de jogada. Durante as sessões práticas, as jogadoras foram individualmente analisadas para que a comissão técnica tivesse um melhor conhecimento de quem é o plantel disponível hoje no estado de São Paulo.

Após o almoço, ao final das atividades, as jogadoras foram divididas em três equipes para simulações de jogos de quinze minutos, ainda sem formações fixas neste primeiro encontro. A despeito do desnível técnico entre a grande diversidade de meninas que compareceram ao evento, foi possível perceber que o bom andamento dos jogos se deu em grande parte graças ao apoio apresentado pelas atletas mais experientes, que souberam muito bem conduzir as jogadoras menos experientes no desenrolar do jogo. Essa forma de apoio e aprendizado dentro de campo é certamente muito enriquecedora para jogadoras de equipes ainda em processo de consolidação.

Em breve, será divulgado um calendário com as datas dos próximos três encontros, ao final dos quais pretende-se formar uma ou duas equipes paulistas de rugby XV feminino, um primeiro passo para fomentar e incentivar a prática desta modalidade também por essa categoria. Está sendo estabelecido contato com federações de outros estados para tentar viabilizar partidas inter-regionais até o final deste ano.

Nota do departamento feminino da FPR: Ainda que o rugby sevens - enquanto modalidade olímpica - seja prioridade de desenvolvimento, não se deve descartar a necessidade e as oportunidades de desenvolver o rugby de XV também para o feminino. Essencialmente, os valores são os mesmos; e o rugby de XV apresenta-se ainda como uma modalidade mais democrática na abrangência dos perfis de jogadoras, além de estimular a formação de grupos mais numerosos de jogadoras por contemplar um número maior de atletas em uma única partida. Evidentemente, os desafios são muitos; mas o planejamento deste ano para o rugby feminino paulista está centrado na promoção de eventos que sejam oportunidades de integração e crescimento sobretudo para equipes que até o momento foram pouco contempladas por competições regionais oficiais. Para que tudo isso seja possível, no entanto, é fundamental contar com o apoio e envolvimento do maior número possível de praticantes: eventos como a clínica do último domingo ou o próprio circuito paulista de rugby sevens feminino são acontecimentos justificados somente através da presença e demonstração de interesse por parte das praticantes... e cabe ao coletivo continuar a fazer deste um primeiro passo real de desenvolvimento, e não um acontecimento isolado.


Escrito por: Elisa Domingues e Isadora Szklo - Rugby FFLCH-USP

Fonte: Portal do Rugby

Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 

Um comentário:

  1. QUE MÁXIMO! JÁ ESTOU AGUARDANDO ANSIOSAMENTE PELO CALENDÁRIO DOS PRÓXIMOS ENCONTROS.
    SE ALGUMA MENINA PUDER ME INFORMAR, AGRADEÇO MUITO! MEU E-MAIL É MENDES.NATASHA@LIVE.COM E O FACEBOOK É: 'NATASHA MENDES'

    ABRAÇO DE PRIMEIRA LINHA! :D

    ResponderExcluir

 

Rugby de Calcinha Copyright © 2009 Rugby de Calcinha