25 de mar. de 2012

Brasileiras faturam Taça de Bronze no Circuito Mundial de Rugby Sevens

Equipe ficou em terceiro lugar na fase de grupos, mas saiu vitoriosa sobre Japão e Hong Kong


São Paulo (SP) - A seleção feminina de rugby encerrou sua participação na sexta etapa do Circuito Mundial em Hong Kong com a conquista da Taça de Bronze (Bowl), equivalente ao nono lugar. A competição reuniu as principais equipes do mundo e o Brasil foi único representante da América Latina. As grandes campeãs do torneio foram as inglesas, que venceram a forte equipe do Canadá por 22 a 12 na semifinais e depois derrotaram a Austrália por 15 a 10.

No grupo A, as tupis enfrentaram Canadá e Rússia na primeira fase. As canandenses, semifinalistas do torneio e umas das seleções mais fortes da atualidade, superaram as brasileiras por 45 a 0. Na segunda partida, derrota por 29 a 0 para as russas, que mostraram grande evolução técnica no seu jogo.

O Canadá fechou a fase de grupos na liderança depois de vencer a Rússia, segunda colocada, por 24 a 5. O terceiro lugar do Brasil fez com que a equipe disputasse uma vaga na final da Taça Bronze contra o Japão. A partida foi equilibrada, mas as brasileiras tiveram dois tries convertidos, superando as japonesas por 14 a 12. Na disputa pelo nono lugar, as tupis venceram a seleção da casa, Hong Kong, por 19 a 7.

"O Brasil foi evoluindo ao longo do torneio, pegamos um jogo muito difícil logo na estreia, contra o Canadá, o que nos desgastou muito e em seguida a Rússia, que estava descansada e também tem uma equipe forte. Devido aos jogos serem muito próximos uns aos outros não tivemos muito tempo de descanso e isso refletiu no resultado. Mas contra o Japão e Hong Kong, já conseguimos implantar nosso esquema de jogo e vencemos", explica Júlia Sardá, capitã da seleção brasileira.

Os resultados desta etapa podem ser considerados positivos, já que o Brasil esteve mais uma vez entre as 12 principais equipes do mundo e a seleção feminina ainda irá participar da nona e última etapa do Circuito Women's Challenge Cup, nos dias 11 e 12 de maio, na Inglaterra.

"O intercâmbio internacional é fundamental para que nossas atletas acostumem-se com competições de alto nível. Essas competições permitem avaliar o desempenho das atletas brasileiras, identificar deficiências técnicas e/ou físicas e melhorar a eficiência da equipe. As principais equipes do circuito internacional profissionalizaram suas atletas e recebem substanciais incentivos de suas autoridades governamentais. No Brasil, ainda estamos longe dessa realidade profissional. Além de sermos o único representante da América Latina no circuito mundial, somos a única seleção amadora no top-10 de Rugby Sevens. Estamos no caminho certo e continuaremos buscando recursos para melhorar a preparação de nossa seleção feminina", comenta Sami Arap Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

A seleção feminina retorna para o país nesta terça-feira (27).

As representantes do Brasil na competição mundial foram:
1- Angélica "Binha" Gevaerd (SPAC) - pilar/hooker
2- Ayna Christovam (SPAC) - ponta/pilar
3- Beatriz "Bia" Pereira da Silva (Desterro RC) - abertura/ponta
4- Edna Santini (São José RC) - médio scrum
5- Julia Albino Sardá (Desterro RC) - pilar/ponta
6- Juliana "Xoxinha" Esteves Santos (Bandeirantes RC) - pilar
7- Maíra "Bernadete" Bravo Behrendt (SPAC) - centro/hooker
8- Maíra Magdaleno da Ros "Da Roça" (Desterro RC) - centro/ponta
9- Mariana Barbosa Ramalho "Mari" (SPAC) - centro/ponta
10- Paula "Paulinha" Ishibashi (SPAC) - médio scrum/abertura
11- Thais "Xuxu" Cruz Rocha (SPAC) - ponta
12- Vanessa Gardellim (São José RC) - abertura/hooker

Comissão Técnica: João Nogueira (Treinador), Claudia Tavares (Fisioterapeuta), Mariana Correa (Psicóloga), Fábio Galdieri (Manager).
 
Fonte: ZDL

Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos

 

Rugby de Calcinha Copyright © 2009 Rugby de Calcinha