23 de mai. de 2009

Dicas sobre ferimentos

Ferimentos leves ou profundos ocorrem em todos os esportes, não somente no rubgy (VIU, MÃEEE???!?!?!? ¬¬) e, para todos, os procedimentos de primeiros socorros têm que ser específicos para cada lesão. Buscamos na internet dicas para ajudar as leitoras e leitores deste blog pois, como não é todo mundo que procura saber, vai atrás e tal, colocarei aqui para que você saiba como agir antes que alguma coisa aconteça (isso se acontecer).


TIPOS DE FERIMENTOS:

A incisão é um corte bem definido feito por um material cortante. Quando nos membros, pode danificar estruturas como tendões.

A laceração é uma ruptura irregular causada por esmagamento ou dilaceração. Geralmente sangramentos mas lesa muito mais.

A abrasão ou escoriação é um ferimento leve em que as camadas mais superficiais da pele são raspadas, deixando a região em carne viva. Ocorre geralmente em quedas.

A contusão ou equimose ocorre quando o sangue escapa para os tecidos, após um golpe brusco. Pode geralmente ocultar danos mais profundos.

O ferimento perfurante apresenta uma pequena abertura externa, mas pode provocar grandes lesões internas. É o que ocorre quando pisamos em um prego.

Ferimento por transfixação é quando há perfuração porbala ou outro projétil com abertura do ferimento pequena e limpa, mas a sua saída é irregular e muito maior.



Ferimentos Leves ou Superficiais
O que fazer
Faça limpeza do local com soro fisiológico ou água corrente, curativo com mercúrio cromo ou iodo e cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, encaminhando a vítima ao pronto Socorro ou UBS.
Cuidados
Não tente tirar farpas, vidros ou partículas de metal do ferimento.

Ferimentos abdominais abertos
Procedimentos: evite mexer em vísceras expostas, cubra com compressa úmida e fixe-a com faixa, removendo a vítima com cuidado a um pronto-socorro mais próximo.

Ferimentos profundos no tórax
Procedimentos: cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, evitando entrada de ar para o interior do tórax, durante a inspiração. Aperte moderadamente um cinto ou faixa em torno do tórax para não prejudicar a respiração da vítima.

Ferimentos na cabeça
Procedimentos: afrouxe suas roupas, mantenha a vítima deitada em decúbito dorsal e agasalhada. Faça compressas para conter hemorragias, removendo-a ao posto de saúde mais próximo.
Não dar de beber ou comer a um ferido. Não será aconselhável se tiver de ser operado. Os alimentos sólidos podem piorar o seu estado
.

Sangramentos no Nariz
Procedimentos: Sente a vítima com a cabeça para frente e não deixe que ela mude de posição. Peça à vítima que respire pela boca. Peça à vítima que comprima o nariz entre os dedos, logo abaixo do rosto, por 10 minutos.
Se depois disso o sangramento continuar, a operação deve ser repetida. A vítima não deve tentar falar, tossir ou assoar o nariz. Isso pode atrapalhar a coagulação. Se o sangramento persistir por mais de 30 minutos, leve a vítima para o hospital na posição em que foi tratada.
Quando o sangramento estiver sob controle, na mesma posição, limpe delicadamente em volta do nariz e da boca com água morna. Com a sitação sob controle, oriente a vítima a descansar por algumas horas e não fazer esforço.


Sangramento na boca
Procedimentos: É importante orientar a vítima a ficar sentada com a cabeça para frente e inclinada para o lado lesado, para permitir que o sangue saia. Com um chumaço de gaze sobre a parte afeta, peça à vítima que o aperte entre os dedos por 10 minutos. Persistindo o sangramento troque a gaze.
Não deixe o sangue escorrer, pois, se engolir, seguramente haverá vômito. Com a situação controlada, evite oferecer bebidas quentes durante 12 horas.
Se voltar a sangrar, e se o sangramento persistir além de 30 minutos, procure o médico ou o dentista.




Espero que tenha sido útil e que vocês nunca precisem disso! UAIHEHUAIEHIEUEA :P
Depois colocaremos outras dicas aqui.



Ahhh! Espero que tenha sido um belo jogo o das meninas do Farrapos! E que no terceiro tempo elas tenham feito direito a brincadeira do copo de cerveja AHAIUHEHUIHAIUIEU



Meninas, mandem as fotos e comentários do evento pro nosso e-mail, certo? :D
E vocês, MANDEM O BRASÃO, FOTO OFICIAL, HISTÓRIA E HISTÓRIAS DO TIME PARA COLOCARMOS AQUIIIIIIII! Valeu!!

Bom sábado para todas e todos! Aqui, domingo é dia de rugby! Se for para vocês também, muitos trys lindos! \o

Beijos ;****

Um comentário:

Arquivos

 

Rugby de Calcinha Copyright © 2009 Rugby de Calcinha