27 de mai. de 2009

TIMES DO BRASIL: RECIFE RUGBY CLUBE



E mais um time nos presenteia com a sua história, dessa vez vamos conhecer um pouco mais das "TUBARÕES". Bom, quanto ao time feminino, eu estava lendo o blog delas (http://reciferugbyclub-rrc.blogspot.com) onde uns chamam as participantes de TUBAROAS e outros de TUBARÕES FÊMEAS... fica a critério de quem chama.. kaokaopkaokp...

Me identifiquei muito com a história delas pois aqui quando é no inicio do ano, nada de rugby devido as chuvas '¬¬. E o time feminino quase não tem meninas atualmente. =/ Mas um dia isso vai mudar! Hoje quando fui olhar a nossa comunidade (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=90342243) no orkut, tinha uma resposta a um tópico onde a Karlla do Aliança Rugby Clube nos agradecia porque após um post sobre o Time do Aliança, uma novata entrou em contato para ir treinar *-* Que lindooooo issoooooooooooo \õ/// poxa, gritei de emoção aqui, pois um dos nossos objetivos já está começando a se concretizar! xD

Chega de lererê que ai vai a História do Recife Rugby por Pollyanna Magalhães, que parece que foi tirada de um livro de tão emocionante que a história é! ;P


"Existem relatos de que existiu Rugby em Recife algum tempo atrás. Era praticado nas praias da orla marítima por grupos diferenciados, mas de forma desordenada, sem conhecimento de suas regras e fundamentos, meio misturado com outros esportes parecidos. Estes relatos são mais uma lenda do esporte mundial, já que o Rugby em Recife, e também em todo o Nordeste, é ainda desconhecido e confundido na maioria das vezes com o Futebol Americano, que foi uma derivação do Rugby dentro dos EUA, no século passado, com fins comerciais.

Mas a história e o surgimento do Recife Rugby Club (Os Tubarões) em Pernambuco não começam a partir daí, através de relatos ou lendas. E sim, uma história verídica de dois grandes amigos e ex-estudantes da Universidade Salgado de Oliveira, história essa que começa em 2004. Chamavam-se Roberto Torres e João Paulo Pardellas, que nas horas de intervalo de aula se encontravam nos corredores ou às vezes no laboratório de internet da própria Universidade, para conversar e discutir sobre noticias do Rugby Internacional e Nacional.

E ambos se divertiam, trocando idéia com outros amigos, causando curiosidades e piadas em relação ao esporte. Ambos conheceram o esporte através do Campeonato Mundial (RWC 2003), transmitido na época pela ESPN Brasil, um canal de TV por assinatura. A partir daí, no final novembro de 2004, próximo ao começo das férias da Universidade, os dois amigos tiveram a idéia de chamar outros amigos e colegas da Universidade para jogar uma partida de Rugby na praia de Boa Viagem, entre os meses de dezembro e janeiro de 2005, período de férias, como passatempo. O encontro seria marcado no mês de janeiro, em frente à Padaria Boa Viagem, Avenida Boa viagem no horário da noite.

No dia 12 de janeiro de 2005, a primeira partida marcada entre amigos não chegou a 3 participantes, algo frustrante. Na segunda partida, marcada para o dia 15, que teve divulgação boca-boca entre os amigos de bairros vizinhos, colocando recados em várias Comunidades do Orkut pela Internet, criando e causando uma boa expectativa, só teve 5 participantes.

Daí por diante, Roberto Torres & Cia. não se deixou abater pelos resultados negativos que vinha tendo nos jogos passados. E, através de muita persistência e paciência, continuou a convidar amigos e colegas de toda parte de Recife e outras Comunidades do Orkut pela Internet, sempre tentando reunir mais adeptos para o esporte, mas sem êxito. Não desistindo, terminou mudando a sua estratégia de marketing para os futuros jogos.

No dia 20 de janeiro do mesmo ano, Roberto Torres & Cia. resolve criar uma Comunidade no Orkut chamada Rugby Clube Recife. E nesse mesmo dia, à noite, a terceira partida entre amigos teve um comparecimento significante, em torno de 10 participantes. E no bate-papo descontraído depois do jogo, surgia a idéia do nome do clube: “Os Tubarões de Boa Viagem” chamando o time depois de “Tubarões Rugby Clube”, por uma referência irônica aos freqüentes ataques de tubarão nas praias de Recife. Foi este o pontapé inicial ao surgimento do que poderia vir a ser o primeiro clube de Rugby de Pernambuco e do Nordeste.

Através dessa Comunidade no Orkut aumentou a margem de divulgação local e conhecimento do esporte na internet. Mantendo uma integração a longa distância com outros donos de Comunidades no Orkut e colunistas de sites especializados do mesmo gênero, como por exemplo o colunista da "Rugby Magazine" Marcelo Wallace.

Ambos não se conheciam pessoalmente, se comunicando através de e-mails, com Marcelo dando sempre uma força de incentivo à distancia, sugerindo formas melhores de implantação do esporte por aqui e motivando Roberto a continuar lutando na frente do movimento do Rugby em Recife, marcando jogos todas os finais de semana sempre no mesmo local.

E com tudo isso foi aparecendo e aumentando o número de novos participantes, entre fevereiro e março, para praticar o Rugby nos finais de semana, chegando uma partida a reunir 25 participantes. Dentre esses novos participantes do movimento do Rugby em Recife, apareceu do nada uma figura calada e discreta com aquele sotaque em portunhol indescritível. Foi se apresentando e perguntando se poderia jogar, pois tinha lido na internet a divulgação do jogo, em alguma Comunidade do Orkut. Não sabia ele, que era só um grupo de loucos correndo atrás de uma bola oval, sem entender nada de regras e fundamentos do esporte. Podemos afirmar que o argentino Marcelo Blanco foi o primeiro e principal colaborador para o processo de evolução das partidas de finais de semana, ensinado aos poucos o grupo a jogar. Conheceu o esporte na sua cidade, ainda pequeno, levado por um amigo de família. Ex-jogador e treinador das categorias base do "Curupayti Rugby Club" (ARG).

Já morando e trabalhando há quatro anos em Recife, não acreditava que iria encontrar adeptos desse esporte por aqui. E ainda menos que iria voltar a treinar e jogar de novo. Ficou surpreso e animado para tal desafio, mas se juntou a Roberto, com boa intenção e coragem de implantar o esporte, criar uma equipe (onde ensinaria as regras e fundamentos básicos) e depois tentar fundar um Clube.

Mas a chegada de um inverno pesado (chuvas fortes no litoral pernambucano), fez com que os jogadores se espantassem, havendo uma queda imensa em numero de participantes nos jogos de finais de semana e causando desinteresse e alguns desentendimentos internos entre o grupo, bem como a quebra de todas as boas pretensões de planejamento e implantação do esporte que haviam sido combinadas por Marcelo e Roberto.

Passado esse período conturbado do inverno, os meses de junho e agosto para os ainda chamados “Tubarões de Boa Viagem” seriam o novo período de renovação no quadro do grupo, e com mais organização e comprometimento por parte de todos. Começou a união e o retorno aos poucos de partidas nos finais de semana, bem como a organização dos novos treinos técnicos durante a semana.

Dentre esses novos integrantes e colaboradores temos que destacar Edison Junior, Ex-jogador do "Brasília Rugby Clube" (BRC), que conheceu a Comunidade do Orkut “Rugby Club Recife” e se tornou membro. Ele passou a se comunicar através de e-mails com Roberto torres e a interagir no fórum com outros membros, mostrando-se muito interessado em participar e se integrar ao grupo, na sua volta definitiva para Recife, no mês de junho.

Ao desembarcar em terras pernambucanas, compareceu imediatamente a um jogo, cuja divulgação tinha lido na Comunidade do orkut. Nesse dia se apresentou e participou do jogo. Integrando-se logo ao grupo, com o passar do tempo foi se tornando uma das principais figuras carismáticas e motivadoras do time em embrião. Sempre levando ao espírito de grupo, que um jogador de Rugby traz em si, que é: união, garra e coragem. Houve muitas mudanças no quadro do grupo, aparecendo novos jogadores e colaboradores, cujos nomes não podemos destacar. Mas passou a haver mais comprometimento interno e externo com o esporte. Houve a formação de um “núcleo duro” (pequena diretoria), que organiza e planeja o futuro do Clube, hoje chamado de "Recife Rugby Club "e apelidado de “Os Tubarões de Recife”.

  • Objetivos:
  1. Implantar de forma definitiva o Rugby em Pernambuco e no Nordeste.
  2. Tentar sensibilizar a mídia local (jornais impressos, rádio, TV, etc.), através de torneios, etc.
  3. Mostrar e divulgar o esporte.
  4. Criar um projeto para órgãos na área de esporte. Apoio, espaço e divulgação.
  5. Implantar nas escolas, comunidades e universidades. Através de projetos, apresentação pratica e teóricas.
  6. Fazer parcerias com novos patrocinadores.


E o futuro!

Com uma base sólida, o Recife Rugby Club poderá pensar em participar, no futuro, de campeonatos regionais e nacionais promovidos por Clubes e pela ABR (Associação Brasileira de Rugby), trazendo títulos para o estado e elevando a região nordeste como novo pólo do Rugby Brasileiro, já que deverão surgir mais clubes."


bom como a Pollyanna não nos enviou foto eu tomei a liberdade de roubar uma no perfil do Recife Rugby. ;P


Beijos :**

2 comentários:

  1. Parace mesmo história de livro ou de filme!!!

    Go Recife! ^-~

    ResponderExcluir
  2. bem...eu já havia pensado em enviar a nossa história! mas se polly já se adiantou bem! só que hj ela não é tão feliz qto antigamente :(
    pois hj sou a única BRUBA (ééé, somos brubas, depois explico rsrsrsrs) a treinar no clube...mas em breve espero enviar a minha história com um final bem feliz!
    bjs

    ResponderExcluir

Arquivos

 

Rugby de Calcinha Copyright © 2009 Rugby de Calcinha