14 de mai. de 2009

O hematoma (O que é e como cuidar)

HEMATOMAS
Tropeções que resultam em quedas, bater com o cotovelo na mesa, levar uma “entrada” durante uma partida de rugby, para citar alguns exemplos. Esses são todos fatores comuns no dia-a-dia e que podem levar à formação de manchas vermelhas, azuis ou roxas na pele: são os hematomas.

O problema é causado quando algum tipo de batida, apesar de não afetar a pele, acaba atingindo pequenos vasos sanguíneos (capilares). Esses canais se rompem, o sangue vaza, e fica preso debaixo da superfície da pele. O local, então, muda de coloração.

Geralmente, hematomas são doloridos e apresentam inchaço. Existem três condições para o problema: subcutâneo, intramuscular e periosteal (quando atinge o osso, é o caso mais grave de hematomas).

Sintomas e diagnóstico

Um hematoma, dependendo da gravidade, pode levar meses para desaparecer, mas, no geral, o problema dura cerca de duas semanas. Dor, inchaço e mudanças de cor são os sinais mais comuns. Praticar atividades que utilizam os músculos atingidos passa a ser difícil.

A princípio, forma-se uma mancha avermelhada na qual é sentida certa sensibilidade ao ser tocada. Então, a região passa a apresentar uma coloração mais para o azul e roxo (dois dias após a batida) e, depois, amarela e verde (de cinco a dez dias após o início do processo), até a pele voltar ao normal (entre dez e 14 dias).



Algumas condições favorecem o aparecimento de hematomas, como: quão forte é a pele da pessoa, a presença de algumas doenças ou se o paciente está tomando determinados tipos de remédio (como anticoagulantes). Outro fator a ser considerado é que pessoas de mais idade tendem a ter vasos sanguíneos mais frágeis, portanto, estão mais propensas a ter hematomas.

Tratamento e Prevenção

O método para tratar de hematomas consiste em tomar medidas para que a recuperação seja mais rápida. Primeiramente, aplicar gelo assim que o machucado aparece não só mantém o inchaço em um nível menor, como faz com que o fluxo sanguíneo diminua na área, assim como o tamanho do hematoma.

Outra medida que pode ajudar é manter os locais atingidos elevados, acima do coração (como deitado e com a perna para cima). Se a pessoa tiver um hematoma na perna, por exemplo, e continuar andando normalmente, o problema vai se desenvolver de maneira mais rápida.

A prevenção dos hematomas é difícil, pois batidas e quedas (no rugby) são comuns no dia-a-dia. Contudo, é preciso levar em conta importantes questões, como: não tentar tirar o sangue do hematoma com uma agulha, não ignorar a dor e/ou inchaço e manter a região atingida sem movimento.

Deve-se procurar ajuda médica rapidamente no caso de hematomas aparecerem sem razão aparente; haver sinais de infecção, pus ou febre; a dor e o inchaço aumentarem cada vez mais; se o hematoma for próximo aos olhos ou se não desaparecer em até duas semanas.

Como disfarçar esteticamente

Você está programando aquela festa pra estrear o seu vestido novo quando você olha que, após aquele try lindo, tem um hematoma na sua perna. Não é caso para pânico! Disfarçar esse monstro é fácil, basta você ter em mãos sua maquiagem.

Acho que este é o único modo de fazer isso. Primeiro, se for recente, coloque gelo que, como você viu acima, ajuda bastante a dissolver o sangue e evitar que fique roxo. Depois colocar uma compressa quente ajuda também, seguida com um pouco de remédio para este fim, como Gelol. Segundo, você faz a maquiagem em cima do hematoma como se estivesse acertando sua pele facial. Passe primeiro o corretivo (opcional), depois a base (espalhe bem até o roxo desaparecer) e depois o pó compacto (sem exagero, apenas pra tirar o brilho da base). O segredo está na tonalidade do produto que tem que ser de acordo com sua pele. Se a maquiagem for mais clara ou escura que sua pele, é melhor assumir seu hematoma! Ah, e antes de dizer que foi no RUGBY, diga que foi no FUTEBOL AMERICANO! Ou você vai querer perder a festa toda explicando o que RUGBY?! =P



Siga o Rugby de Calcinha no twitter @rugbydecalcinha 

21 comentários:

  1. 'Ah, e antes de dizer que foi no RUGBY, diga que foi no FUTEBOL AMERICANO! Ou você vai querer perder a festa toda explicando o que RUGBY?! =P'

    essa parte foi páááii aew! '¬¬.
    kopkoapkopakopkp

    ;p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rugby nao eh futebol americano. Wake up Little Anna :)

      Excluir
  2. to com um hematoma no biceps ha uns 2 meses ja...vou tentar arnica.

    ResponderExcluir
  3. eu estou com um hematoma à 8 meses...
    já usei arnica,e nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, queria saber se seu hematoma sumiu...
      Estou desesperada porque tenho dois enormes hematomas nas pernas e ja fazer 3 meses mas eles persistem em continuar. Estao acastanhados.
      Obrigada pela resposta

      Excluir
  4. Eu conheço um produto que auxilia no desaparecimento de hematomas, é o produto oficial do comitê olimpico Americano.
    Se interessar a alguém, eu vendo esse produto, entre em contato comigo.
    È melhor que arnica.
    Karina_ueoka@hotmail.com
    mande-me um e-mail com o assunto hematoma

    ResponderExcluir
  5. Também sofro muito com isso por causa do Kung Fu, só que geralmente é só nos braços!!.. Tem gente por aí que acha que eu apanho de homem..rsss...

    ResponderExcluir
  6. use uma pomada chamada hirudoid ajuda a aliviar a dor ea mancha rocha

    ResponderExcluir
  7. eu tomei um soco no olho e ficou roxo o q fazer

    ResponderExcluir
  8. tei um soco no olho. tenho até terça feira pra fazer esse vermelho sumir.oq posso fazer?

    ResponderExcluir
  9. Para fazer o hematoma sumir em curto espaço de tempo para algum evento ou pra esconder de alguém (hehehe) só mesmo com maquiagem. Mas siga o tratamento sugerido no post pra ele desaparecer mais rápido, mas provavelmente não vá desaparecer em 3 dias. :T

    ResponderExcluir
  10. Um banho de imersão em água com muito gelo imediatamente após o jogo, ajuda a evitar os tais derrames que provocam as nódoas negras e revitaliza todo o sistema.
    Mas não se deixe adormecer nem deixe que o banho doa!
    A primeira medida pode ser tomada ainda no campo, com a aplicação local de gelo no local da pancada.
    Quanto mais cedo aplicar o gelo, menor será o derrame, menores os efeitos visuais e mais rápida a recuperação

    ResponderExcluir
  11. eu tomei um tombo na escola e esta uma mancha roxa enorme no meu joelho,eu passei um gel resfrescante massagem corporal e aliviou bastante a dor mais não saiu a mancha roxa.
    oque eu faço

    ResponderExcluir
  12. Compressa de gelo aceleram o desaparecimento de hematomas.

    ResponderExcluir
  13. tirei 2 cisos e estou com uma mancha roxa no rosto, alem de inchada. estou colocando gelo direto. preciso viajar em 5 dias. o que posso fazer para sumir mais rapido?

    ResponderExcluir
  14. acabei de ler na internet que quao mais voce for descendente de indigena mais propensao a hematomas,alguem pode me explicar porque,realmente sou descendente, fisicamente pareço indigena,e com o muai thay e boxe estou ficando azul e nao roxa rsrsrrs serio mesmo,nao e´de rir,to usando hurodoid adianta porem queria entender melhor a fisiologia.obgdo

    ResponderExcluir
  15. Estou com um gde hematoma na parte interna da coxa, depois e um acidente de moto. Essa região da coxa está dormente, porém se tocar com um pouco de pressão sinto dor e ardência. Estou tomando e aplicando remédio na região, mas estou preocupada, essa ardência é normal?! Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Oii, estou com um hematoma abaixo do olho e já fazem quase 2meses, usei arnica, hirudoid funciona um pouco,mas estar mt feia. Me ajudemmm. N funciona gelo nem compressa, um dia vejo mais claro, outro escuro...

    ResponderExcluir

Arquivos

 

Rugby de Calcinha Copyright © 2009 Rugby de Calcinha